Cabo Verde Trail Series 2023 chega ao fim
O Cabo Verde Trail Series (CVTS), a maior competição de trail realizada em CaboVerde, terminou este fim de semana com o Trail d’Santiago. A prova, este a no passou por três ilhas e 8 concelhos, contou com a participação de mais de 1500 pessoas.
O CVTS começou em julho na ilha do Fogo, com o Fogo Vulcan Trail (FVT), com as competições de trail curto, trail longo e a subida ao vulcão.
Seguiu-se em setembro o Santo Antão Triangle Trail (SATT) que desafia os atletas a correr três etapas em três dias consecutivos ao longo dos três concelhos da ilha. Por último nos dias 16 e 17 de dezembro foi a vez de Santiago receber o CVTS com o Trail d’Santiago, uma prova que se desenrolou em trilhas que passam pelos concelhos de São Lourenço dos Orgãos, São Domingos e Ribeira Grande de Santiago. Foi também aqui que foi possível apurar os vencedores da classificação geral.
Além as provas oficiais o CVTS incluiu também o Trail Jovem, o Kids Trail e a Caminhada em todas as etapas.
O Trail Jovem, uma novidade deste ano, pretende promover a competição nas camadas sub 18, de forma a preparar os jovens atletas para as provas de maior grau de dificuldade. Participaram no Trail Jovem atletas dos 14 aos 17 anos.
O Kids Trail faz parte da estratégia do CVTS de incentivar a prática desportiva e um estilo de vida saudável desde a infância, com crianças dos 3 aos 13 anos a participar. A Caminhada Ecológica foi um conceito também introduzido este ano que junta desporto e preservação ambiental. Neste sentido, foram distribuídos “kits plogger” aos participantes por forma a que fossem recolhendo lixo, em particular plásticos, ao longo do percurso.
O lixo recolhido foi entregue às câmaras municipais para o devido tratamento.
O CVTS 2023 foi um enorme sucesso que reuniu atletas, caminhantes, crianças e jovens em torno do desporto, em especial do atletismo e da modalidade trail. Ao mesmo tempo, a organização acredita que o CVTS proporciona uma agenda de competições a nível nacional que muito tem contribuído para a preparação dos atletas e melhores resultados desportivos, não só em Cabo Verde, mas também em provas internacionais,
como se tem verificado.
Além disso o Cabo Verde Trai Series tem cumprido a sua missão de promover Cabo Verde e colocar o país no mapa do trail mundial estando assim alinhado com o objetivo da diversificação do turismo do país, através de novos eixos como a Natureza, o Desporto e os Eventos.
Vencedores CVTS 2023
Trail Longo Masculino
1º Valter Araújo (Emicela Team) 387 pontos
2º Milly Brito (Emicela Team) 386 pontos
3º Iderlindo Barros ( Associação De Atletismo De São Domingos) 372 pontos
Trail Longo Feminino
1ª Ana Furtado (Emicela Team) 408 pontos
2º Edena Lima (Emicela Team) 384 pontos
3ª Ariana Firmino (Atletas Por Amor) 352 pontos
Trail Curto Masculino
1º Nelson Correia (individual) 421 pontos
2º Wilson Luz (Emicela Team) 398 pontos
3º Rito Moreira ( Grupo Desportivo Rgs Atletismo) 371 pontos
Trail Curto Feminino
1ª Daty Miranda (individual) 381 pontos
2ª Elénise Mendes (individual) 364 pontos
3ª Aldina Simão ( JAL Domus Nostra) 364 Pontos
O Cabo Verde Trail Series (CVTS) é uma iniciativa conjunta organizada pela In Totum Lda e pelo IDJ CV, patrocinada pela Alou, pela Caixa Económica, pelo Grupo ETE e pela ASA e que conta com as parcerias do Instituto do Turismo de Cabo Verde, do Ministério do Turismo e Transportes, do Ministério do Ambiente e Agricultura e com o alto patrocínio do Governo de Cabo Verde.
O Cabo Verde Trail Series volta em 2024!