Dário Moitoso venceu Ultra Trail de Santo Antão

O Santo Antão Triangle Trail, evento inserido no Cabo Verde Trail Series, decorreu de 9 a 12 de dezembro, na ilha de Santo Antão, em Cabo Verde. O açoriano Dário Moitoso foi o grande vencedor da prova ultra.

O Cabo Verde Trail Series (CVTS) é um projeto de promoção da prática de Trail Run, cujo programa inclui 5 eventos, o São Nicolau Trail, o Maio Ocean Trail, o Santiago Ultra Trail, o Santo Antão Triangle Trail e o Fogo Vulcan Trail.

O Santo Antão Triangle Trail contou com a participação de 125 atletas nacionais e internacionais (Portugal, Espanha, Escócia e Canadá), aos quais acresceram cerca de 200 caminheiros e 360 crianças, com idades entre os 04 e os 12 anos.

O evento apresentou três provas competitivas:
– Half Adventure com 3 etapas de Trail Curto:
Porto Novo (15,5km e 630m D+); Paul (13,7km e 1.070m D+); Ribeira Grande (15,5km e 1.030m D+);- – Extreme com 3 etapas de Trail Longo: Porto Novo (29,4km e 2.320m D+); Paul (29,7km e 2.230m D+); Ribeira Grande (29,7km e 2.750m D+);
– Ultra Trail de Santo Antão, prova de 55 quilómetros e 5.500 metros de desnível positivo.

O Cabo Verde Trail Series é uma organização conjunta da In Totum lda e do Instituto do Desporto e da Juventude, com o apoio da Federação Cabo-verdiana de Atletismo, da Universidade Técnica do Atlântico – UTA, com o patrocínio da Emicela Cabo Verde, CVMóvel e da Caixa Mobile.

Dário Moitoso venceu Ultra Trail de Santo Antão

Dário Moitoso, campeão nacional de ultra-trail, venceu a exigente prova de 55 quilómetros e 5500 de desnível  positivo, com o tempo de 6 horas e 54 minutos. O pódio ficou completo com os atletas cabo-verdianos António Pereira (07h07m) e Mário Cardoso (07h31m). O português Arsénio Santos obteve o 6.º lugar da classificação geral.

Na prova ultra, que teve como ponto de partida Paul, passou por Cova, Ribeira Grande, Cruzinha e com meta em Ponta do Sol, participaram apenas atletas masculinos.

Em declarações à comunicação social, Dário Moitoso considerou a prova “muito dura”, confessando também estar  muito grato pela oportunidade de competir em Cabo Verde. “Foi sem dúvida um dos percursos mais difíceis que já fiz até hoje, já fiz provas muito mais longas, mas esta foi a mais dura”, acrescentou.

Tags
Desporto

PARTILHAR

© Cabo Verde Trail Series 2023. Propriedade Intelectual In Totum, Lda.